Não é novidade que um motorista de aplicativo deve tomar inúmeros cuidados para desempenhar uma direção segura e responsável. Contudo, a saúde também é algo que requer atenção, principalmente quando a pessoa permanece longos períodos dirigindo um veículo. Um dos principais zelos que deve-se ter com a saúde no volante é em relação à exposição excessiva ao sol, afinal ela pode ser prejudicial. Mas, você sabe como se proteger do sol ao dirigir?
No Brasil, a exposição à luz solar é inevitável durante a direção. Por isso, é importante criar uma rotina para evitar inúmeros problemas que podem surgir em decorrência disto. O principal deles, que inclusive é reforçado pela campanha Dezembro Laranja, é o Câncer de Pele, que corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Riscos da exposição excessiva ao sol
Além do alto risco de Câncer de Pele, a exposição excessiva ao sol pode causar vários outros problemas. Dentre os principais, destacam-se:
- Queimaduras: Uma pele desprotegida pode sofrer queimaduras causadas pelo sol. Como consequência, a derme tende a ficar mais sensível, podendo dar bolhas.
- Rugas: A exposição excessiva ao sol pode causar rugas e deixar o aspecto da pele mais envelhecido, aumentando as chances de manchas e sardas.
- Acne Solar: O calor pode aumentar a oleosidade da pele, misturando sebo, suor e sujeira (presente no ar). Sendo esses, fatores que aumentam as chances do quadro conhecido como acne solar.
- Fotoenvelhecimento: Trata-se do envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol. Isso pode provocar ressecamento e alteração na textura da derme.
Sol ao dirigir: proteja a sua pele com medidas simples!
Agora que você já sabe os perigos da exposição constante ao sol, é hora de mudar os hábitos a fim de preservar a sua saúde. Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Protetor solar: O protetor solar é indispensável para sair no sol, por isso, devemos usá-lo diariamente, e ficar atento ao Fator de Proteção Solar (FPS), pois, cada pele demanda um índice diferente. Por exemplo, as peles mais escuras tendem a precisar de menos proteção, já as mais claras e sensíveis demandam de uma proteção maior.
- Luvas e mangas longas: Roupas de manga longa ajudam a proteger do sol ao dirigir. Contudo, existem roupas específicas para tal finalidade, sendo elas as que contém proteção UV. É interessante que a peça seja permeável para absorver todo o suor.
- Óculos de sol: Os óculos escuros são essenciais na hora de se proteger do sol. Um motorista precisa de uma visão bem atenta e, por isso, deve proteger bem os olhos. Se a pessoa possuir algum problema de vista, vale a pena investir em um óculos de sol com grau para utilizar no dia a dia.
- Películas e insulfilmes: A instalação de películas e insulfilmes pode ajudar a filtrar bem o sol. Entretanto, o motorista deve ficar atento às regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina os níveis de transparência da película.
- Hidratação: Beber água com frequências também é uma das formas de se proteger do sol ao dirigir. Afinal, manter o corpo hidratado é imprescindível para a saúde e proteção natural da pele.
Qual o melhor horário para dirigir?
Evitar horários de pico do sol também é importante para não gerar problemas na pele. Entre 10:00 e 16:00 horas é o período onde a luz solar está mais forte. Sabemos, porém, que nem sempre é possível parar de trabalhar nesses períodos. Por isso, uma dica é deixar os intervalos reservados para momentos de temperaturas excessivas.
Junte-se a Gostei!
A Gostei se preocupa com a saúde e bem-estar dos motoristas. Sabemos que o cuidado com quem comanda o veículo é fundamental para que nossos clientes recebam o melhor atendimento.
Para isso, toda a nossa equipe vive em constante processo de avaliação. Portanto, não perca tempo, baixe já nosso aplicativo, disponível para Android e iOs, e comece a utilizar nossos serviços. Esperamos por você!