Como andam suas finanças? Controlar as finanças pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente para trabalhadores autônomos. Trata-se do hábito de organizar todas as receitas e despesas mensais, considerando valores fixos e variáveis. O controle financeiro para motoristas é extremamente importante!
Para trabalhadores autônomos, essa é a forma mais simples de cuidar das finanças. Ao conhecer todos os gastos e sua renda média, é possível saber o que pode ser melhorado, e onde é possível economizar a fim de que sobre mais dinheiro no fim do mês, possibilitando criar uma reserva de emergência, por exemplo.
Os motoristas de aplicativo nem sempre recebem o mesmo valor todos os meses. Isso acontece porque o número de corridas varia, bem como o valor de cada uma delas. Por isso, é imprescindível manter o controle das finanças. Quer saber como fazer isso? A Gostei te ajuda!
O que é controle financeiro?
Dentro do controle financeiro, é preciso registrar a renda mensal e todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis e, se for do interesse da pessoa, valores para investimentos. É interessante que esse controle seja feito mensalmente, de forma que se torne um hábito, possibilitando uma rotina mais tranquila. Muitas são as vantagens desse controle. Dentre elas, destacamos:
- Ajuda a criar estratégias para melhorar a renda;
- A pessoa tenha mais controle sobre o futuro financeiro;
- É possível cortar gastos de maneira consciente;
- Diminuição do estresse;
- Vida mais equilibrada.
O desafio da organização financeira para profissionais autônomos
Muitas pessoas desejam trabalhar por conta própria, como os motoristas de aplicativo, afinal, a flexibilidade é maior, bem como o controle da própria rotina. Contudo, a gestão financeira pode ser um desafio para esses profissionais. Afinal, eles contam com variações constantes no faturamento. Neste sentido, é preciso estar atento a maneiras que podem ajudar a manter um controle.
A palavra-chave é: organização. O ideal é ter sempre em mente que, mesmo sendo um trabalhador autônomo, não é interessante abusar da liberdade. Neste sentido, organizar a rotina, bem como as finanças, é imprescindível para aliviar os desafios de trabalhar por conta própria.
Dicas de controle financeiro para motoristas de aplicativo
Muitas são as maneiras que um motorista de aplicativo pode organizar as finanças e conseguir um controle mensal de gastos e ganhos sendo um trabalhador autônomo. Algumas práticas são importantes. Nesse sentido, criamos uma lista para auxiliar:
- Categorize os custos padrão: Essa deve ser a primeira etapa. É importante compreender para onde está indo todo o dinheiro. Dessa forma, é preciso anotar todos os gastos como combustível, revisões do veículo, manutenção e a alimentação durante o trabalho.
- Separe as despesas pessoais das profissionais: O trabalho autônomo deve ser gerido como uma empresa. Neste sentido, é interessante separar as despesas pessoais das profissionais para maior controle.
- Anote todos os ganhos: Os ganhos de um trabalhador autônomo variam conforme as horas trabalhadas, corridas e outros fatores. Contudo, é interessante anotar o valor final todos os meses para ser possível tirar uma média de ganho.
- Busque combustível com bom custo-benefício: Economizar no combustível é importante, por isso, é ideal que o motorista esteja sempre atento aos preços nos postos de gasolina.
- Defina metas diárias ou semanais: É interessante que o motorista tenha uma média de quanto quer ganhar no dia ou na semana. Dessa forma, é possível organizar os horários.
- Tenha uma reserva financeira: Poupar dinheiro é muito importante. Por isso, todo trabalhador autônomo deve ter uma reserva financeira.
- Revise o carro com periodicidade: Para evitar contratempos e gastos extras, faça a manutenção e revisão do carro com periodicidade.
A Gostei valoriza os motoristas. Junte-se a nós!
Na Gostei, além de garantir uma taxa fixa, prezamos pelo conforto e segurança dos motoristas. Baixe o aplicativo e junte-se a nós!